Campo Grande (MS) – A previsão para este fim de semana é de tempo instável, temperaturas amenas, céu nublado, umidade relativa do ar neutra e possibilidade de chuva em Mato Grosso do Sul, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Campo Grande deve registrar máxima de 21ºC nesta sexta-feira (27) e mínima de 15ºC.
Já no sábado (28), a mínima será de 15ºC e a máxima de 23ºC. A temperatura máxima será de 26ºC e a mínima de 17ºC no domingo (29).
Em Dourados, os termômetros devem atingir máxima de 18ºC e mínima de 13ºC nesta sexta-feira. Já no sábado, a máxima será de 23ºC e a mínima de 15ºC.
Campo Grande aguarda ansiosamente pela chuva. Não chove abundantemente há 77 dias na Capital sul-mato-grossense, de acordo com o meteorologista Natálio Abrahão.
No entanto, a Capital chegou a registrar chuvas isoladas (1,6mm) em 18 de julho, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O pequeno acumulado atingiu poucas regiões da cidade e foi insuficiente para elevar os níveis de umidade relativa do ar.
Há 40% de chance de chuva para esta sexta-feira (27) em Campo Grande, de acordo com o Inmet. São esperados 10mm de precipitação até o próximo domingo (29).
Abrahão afirma que a chuva deve ocorrer entre a noite desta sexta-feira e manhã de sábado.
“[Será] fraca e isolada, com pouco volume. Segunda-feira em diante as condições de tempo seco e quente voltam no Estado”.
O pequeno volume de chuva contribuirá para melhora na qualidade do ar, porém não será suficiente para reverter a situação de queimadas no Estado.
São esperados 30mm de chuva para a metade sul do Estado.
A umidade relativa do ar se mantém acima de 60% no período da manhã e entre 20-40% no período da tarde. O ideal é acima de 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Inverno
A estação de inverno começou em 20 de junho e termina em 22 de setembro em Mato Grosso do Sul, de acordo com o meteorologista Natálio Abrahão.
Suas principais características são clima gelado, temperaturas em queda, tempo seco, baixa umidade relativa do ar, pouca chuva, ocorrência de geadas e neve.
O inverno é a estação de transição entre primavera e outono. O inverno nunca ocorre ao mesmo tempo nos dois hemisférios.
Se no sul é inverno, no norte é verão. O mesmo acontece nas estações de outono e primavera.
Fonte: Correio do Estado