Gerenciar relação com governo e compromisso com inflação será maior desafio de Galípolo, diz ex-BC

Publicado em: 09 out 2024

Nome do diretor de Política Monetária do BC foi aprovado com folga no Senado para presidir a autarquia a partir de 2025

O grande questionamento girando em torno da indicação de Gabriel Galípolo à presidência do Banco Central (BC) é se o nomeado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai conseguir separar o trabalho a ser cumprido do relacionamento com o governo. Essa é a opinião do ex-diretor de Assuntos Internacionais do BC, Tony Volpon.

Nesta terça-feira (8), o nome do diretor de Política Monetária do BC foi aprovado com folga no Senado para presidir a autarquia a partir de 2025.

Em entrevista ao WW, Volpon reforça que a economia está crescendo acima do seu potencial, ou seja, em um ritmo que tende a pressionar a alta dos preços.

Isso, que por um lado é uma boa notícia para o governo, não é tão agradável para a autarquia, que deve precisar subir os juros para controlar a inflação. O ex-diretor então aponta que, de fato, este deve ser o maior desafio de Galípolo à frente do BC.

“O grande desafio do novo presidente, que a gente vai ver ao longo de 2025, será a necessidade de baixar o crescimento econômico para colocar a inflação na meta”, comenta o ex-BC.

Fonte: CNN

Leia mais em: https://tinyurl.com/v3w9v2ax

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook