Campo Grande (MS) – A proposta original da reforma tributária está sendo “impressionantemente” deturpada com o tratamento privilegiado dado a diversos setores. É o que pensa o economista Marcos Lisboa, ex-presidente do Insper e ex-secretário de Política Econômica no primeiro governo Lula.
“A reforma confirma a nossa teimosia com o fracasso”, diz. Lisboa também ressalta que a ideia de um aporte no valor de R$ 60 bilhões por ano ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional é cara para o tamanho das dificuldades fiscais do país, rebatendo a fala do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de que o valor do fundo é pequeno perante um Orçamento de R$ 2 trilhões.
O economista lamenta que a reforma esteja sendo desvirtuada, mas pondera que ela é melhor do que o sistema tributário que se tem hoje: “o sistema atual é absolutamente disfuncional. É uma pena o Brasil perder a oportunidade de fazer uma reforma mais eficaz”.
Leia artigo completo em: https://www.estadao.com.br/economia/entrevista-marcos-lisboa-reforma-tributaria-teimosia-fracasso/?utm_source=meio&utm_medium=email