Internet 5G chega a Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre

Publicado em: 01 ago 2022

Campo Grande (MS) – Mais três capitais receberam na última sexta-feira (29) o sinal de internet 5G: Porto AlegreJoão Pessoa e Belo Horizonte. A promessa é de uma internet muito mais rápida e estável.

Uma das operadoras escolheu 17 bairros da capital mineira para começar a operar.

“Escolhemos os bairros que já têm uma densidade de aparelhos 5g em operação”, explicou o diretor regional da operadora, Carlos Valle.

GUIA 5G: o que vai mudar com a nova tecnologia

5G EM PORTO ALEGRE: clientes relatam que seus telefones ainda não operam com a nova tecnologia

Experiências variadas em Brasília

Os consumidores que já usam o 5G em Brasília, primeira capital a receber a tecnologia no Brasil, relatam experiências diferentes.

Em Brasília, onde o novo sinal começou a funcionar no começo de julho, tem consumidor que achou a internet mais ráoida.

Já outros, sentiram pouca diferença.

“Parece o 3G, 4G. Não é uma coisa assim que mexe tanto”, avaliou uma usuária.

“Comparado ao que era antes, está bem mais rápido”, disse outro usuário.

Orientação da Anatel

O 5G promete aumentar em até 100 vezes a velocidade do envio e recebimento dos arquivos em comparação ao 4G.

No entanto, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), apenas 5% dos aparelhos são compatíveis com a nova tecnologia.

Para a agência, é muito importante que o cliente se informe.

“Oriento o usuário a entrar em contato com a operadora para se certificar se o aparelho dele está apto a receber os pacotes de 5G. Ele também deverá saber se terá que trocar o chip do celular”, explicou o conselheiro da Anatel, Moisés Moreira.

A previsão para que todas as capitais recebam o 5G é final de setembro. Para as demais cidades do país, o serviço será gradual até 2029.

“Hoje resolvemos a maioria das coisas no celular. Então isso é muito importante e o mais preciso para a gente é o tempo”, avaliou o dentista Marcos Fernandes. Ele conta com a velocidade da nova tecnologia para se comunicar mais rapidamente com os clientes.

“A promessa é boa e a gente precisa. Principalmente a gente, que trabalha com negócios digitais, quem dá aulas on line. Faz muita diferença ter uma internet boa”, afirmou o estrategista em marketing digital, Magno Martins.

Antenas parabólicas

Com a ativação do 5G, o sinal de TV transmitido pelas antenas parabólicas pode sofrer interferências porque a tecnologia opera na mesma frequência. Nesse caso, a antena terá que ser trocada por uma mais moderna.

O usuário inscrito nos programa sociais do Governo Federal tem direito a receber de graça o novo kit instalado com receptor, antena e cabeamento.

Para isso, precisará se inscrever no programa “Siga antenado”.

O prazo de inscrição é de 90 dias a partir da data de implementação do 5G.

Todas a informações estão no site do Siga Antenado.

–:–/–:–

Fonte: G1

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook