Campo Grande (MS) – Programada para o dia 27 de novembro, a Black Friday deve movimentar R$ 200 milhões de Mato Grosso do Sul. O gasto médio estimado dos sul-mato-grossenses será de R$ 956 e 34% dos entrevistados disseram que pretendem aproveitar as promoções.
Dos que pretendem aproveitar as ofertas, 48% disseram que irão adiantar as compras de final de final e isso pode chegar a R$ 100 milhões. Ainda 30% dos consumidores disseram que utilizarão o 13º para o pagamento das mercadorias.
Ainda conforme a pesquisa, os produtos com maior intenção de compras são os móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, resposta de 51% dos consumidores. Nessa categoria se destacam ainda os tablets e celulares (14%).
Roupas e calças ficaram em segundo lugar com 37%¨da intenção de compra e brinquedos com 16%.
De acordo com a economista do IPF-MS, Daniela Dias, uma sondagem com os empresários mostrou que a perspectiva é de menos gastos com as comemorações de fim de ano, mas a Black Friday pode ajudar. “Será uma oportunidade para a compra de lembranças, com menor recurso”, disse.
Além disso, 70% dos consumidores pretendem realizar suas compras em loja física, por isso os empresários devem apostar em boas estratégias para conquistar os clientes.
“É um requisito importante que o empresário possa proporcionar atendimento individualizado ao consumidor, fazer a comunicação dos reais descontos nos produtos e aproveitar a data para garantir o faturamento de fim de ano, uma vez que quase metade pretendem comprar à vista”, explicou a analista-técnica do Sebrae, Vanessa Schmidt .
A pesquisa do IPF (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio) em parceria com o Sebrae MS foi realizada entre os dias 29 de outubro e 13 de novembro com 1723 consumidores das cidades de Campo Grande, Corumbá, Bonito, Coxim, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas
Fonte: CGNews