Campo Grande (MS) – A Receita Federal irá pagar, na terça-feira (31), o lote residual de janeiro do Imposto de Renda Pessoa Física. Em Mato Grosso do Sul, serão liberadas 2.174 restituições, no valor de R$ 4.159.960,48.
O pagamento será feito na conta informada na declaração do Imposto de Renda. Os lotes residuais são de contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências.
Em todo o Brasil, 136.565 contribuintes que declararam em anos anteriores foram contemplados.
Desse total, 3.069 têm mais de 80 anos de idade; 20.624 têm entre 60 e 79 anos; 2.349 têm alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 6.568 têm o magistério como principal fonte de renda.
Consulta
Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte deverá acessar o site da Receita Federal.
No endereço eletrônico, basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”.
A Receita disponibiliza ainda o aplicativo Meu Imposto de Renda para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações do IR e à situação cadastral no CPF.
Com ele é possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e a situação cadastral.
Caso a restituição tenha sido liberada, mas o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
O contribuinte também poderá fazer o agendamento no site do BB.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano.
Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio do Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda, na opção Solicitar Restituição não Resgatada na Rede Bancária.
Fonte: Correio do Estado