SP veta descontos no IPVA a bons motoristas

Publicado em: 27 nov 2019

Campo Grande (MS) – O governador em exercício em São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), vetou integralmente o projeto de lei que concederia descontos progressivos no IPVA para motoristas que não tivessem multas de trânsito. O veto foi publicado nesta quarta-feira (27/11) no Diário Oficial. 

O motivo, segundo o texto, é o impacto que a medida teria nos cofres públicos. Além disso, o projeto não ofereceria nenhuma compensação para a receita perdida com a concessão dos descontos. 

Por fim, o documento diz que 50% do valor arrecadado com o imposto é destinado aos municípios, algo que não foi levado em conta quando o projeto foi apresentado e, depois, aprovado pelos deputados estaduais. 

O texto, de autoria da deputada Beth Sahão (PT), já havia sido aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em 24 de outubro e aguardava sanção do governo de João Doria (PSDB). A proposta era conceder 5% de desconto no IVPA a cada ano aos proprietários que não tivessem cometido nenhuma infração de trânsito. 

O abatimento teria um teto de 15% do valor do imposto, que seria atingido apenas a partir do terceiro ano consecutivo sem multas. Estados como o Rio Grande do Sul e o Pará possuem um modelo similar. O objetivo é estimular a conduta responsável dos motoristas.

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook