A Associação dos Consultores do Tesouro do ES (ACEES) promoveu nesta terça-feira (26) o seminário: “Reforma Tributária: Impactos para as Administrações Fazendárias” em comemoração ao dia do Consultor do Tesouro Estadual. O evento teve como objetivo fomentar a integração entre o Tesouro e a Receita Estadual e oferecer um panorama abrangente das recentes mudanças e implicações, desafios da Emenda Constitucional (EC) n° 132/2023 nas Administrações Fazendárias. O seminário aconteceu no auditório da sede da Sefaz-ES.
O evento contou com a participação do Presidente da Fenafisco, Francelino Valença, que durante o seu painel discorreu sobre os Impactos da Reforma Tributária nas Fazendas Estaduais. Também marcaram presença no encontro o Presidente do Sindifiscal ES, Geraldo Pinheiro, e seus dirigentes.
Francelino Valença explorou como as mudanças em decorrência dessa reforma afetarão a gestão tributária, financeira e contábil, além de identificar oportunidades estratégicas para a otimização e inovação na administração das finanças públicas estaduais.
Ainda durante sua fala, o representante da Fenafisco defendeu a importância de adequar a tributação sobre a renda, com o objetivo de obter uma tributação mais justa e solidária e assim superar a extrema concentração de renda no país.
O encontro também contou com as palestras de: Benício Costa, Secretário da Fazenda; Daniel Corrêa, Subsecretário do Tesouro Estadual; e Thiago Venâncio, Subsecretário da Receita Estadual. Figuras chaves para o debate em questão. O seminário foi uma oportunidade para a preparação e adaptação dos servidores frente aos novos desafios e oportunidades futuras para a administração fazendária do Estado do Espírito Santo.
Fonte: FENAFISCO – Com informações: Ascom Sindifiscal ES