Carnaval 2021 é oficialmente adiado em todo o Estado

Publicado em: 22 jan 2021

Campo Grande (MS) – O Carnaval de 2021 foi oficialmente adiado em Mato Grosso do Sul. O evento tradicionalmente realizado no mês de fevereiro, neste ano está previsto para acontecer nos meses de maio, junho ou junho. 

A decisão foi tomada pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em parceria com Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e a Liga das Escolas de Samba de Campo Grande. 

Datas específicas ainda não foram definidas. De acordo com a FCMS, tudo vai depender do andamento da vacinação contra o coronavírus no Estado, além da autorização do Governo do Estado, que atualmente estabelece restrições para conter o contágio da doença.

A pasta alegou ainda que o cancelamento da festa não é cogitado, pois é um evento que movimenta a economia do Estado e de autônomos que dependem financeiramente da realização das festividades. 

“O Carnaval somente deixará de ser realizado em último caso, se as condições de saúde da população devido à pandemia não melhorarem e os decretos municipais não forem flexibilizados”, emitiu em nota. 

Segundo o presidente da Fundação de Cultura do Estado, Gustavo de Arruda Castelo, o Governo do Estado se mostrou favorável à realização do carnaval ainda este, mesmo que fora da data oficial, desde que as condições epidemiológicas melhorem. 

“A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul entende a importância da realização do carnaval por ser uma festividade que faz parte do calendário anual. Porém, esta festa precisa ser realizada com muita responsabilidade por todos os envolvidos”, finalizou Castelo. 

Outros estados

 

Salvador e São Paulo já decidiram que farão Carnaval unificado entre 8 e 11 de julho deste ano. 

Já o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, decidiu suspender o carnaval fora de época que havia sido planejado para julho. 

Paes explicou que o carnaval exige uma grande preparação por parte dos órgãos públicos e das agremiações e instituições ligadas ao samba, o que ele não considera possível fazer nesse momento. 

“Dessa forma, gostaria de informar que não teremos carnaval no meio do ano em 2021″, disse o prefeito, que completou: “certamente em 2022 poderemos (todos devidamente vacinados) celebrar a vida e nossa cultura com toda a intensidade que merecemos”. 

Carnaval 2020

No ano passado, os quatro dias de Carnaval na Esplanada Ferroviária em Campo Grande contaram aproximadamente 115 mil foliões. Foi necessária até mesmo a intervenção da Polícia Militar, que dispersou a multidão com spray e balas de borracha. 

De acordo com a Guarda Municipal, o desfile das escolas de samba de Campo Grande, realizado na Praça do Papa, teve cerca de 4 mil pessoas para assistir mais três escolas de samba na pista do sambódromo. 

Além disso, o Carnaval 2020 registrou oito esfaqueados, um dos feridos era policial do Batalhão de Choque. Todas as ocorrências foram decorrentes do abuso de álcool e drogas. 

No total, a coordenadoria da Sesau registrou 184 atendimentos nos três lugares que ocorreram a festa, durante esses cinco dias de carnaval, na Esplanada Ferroviária, na Avenida Fernando Corrêa da Costa e na Praça do Papa. 

O balanço do Samu apontou também 938 atendimentos durante o período de carnaval e 617 envios de ambulâncias; 70 atendimentos decorrentes de acidentes de trânsito. 

O Serviço de Atendimento Móvel registrou também 49 atendimentos de pessoas agredidas por outras e 52 atendimentos de pessoas que exageraram no uso de álcool e drogas.

 

Fonte: Correio do Estado

 
What do you want to do ?

New mail

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook