O gestor da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), o auditor fiscal da Receita Estadual Edson Ochigame, esteve em Dourados onde ministrou palestra sobre a ferramenta. Considerada uma inovação tecnológica, a NFC-e é documento fiscal emitido em supermercados, magazines, lojas de cosméticos, roupas, sapatos, brinquedos, farmácias, mercearias, padarias, restaurantes, entre diversos outros estabelecimentos.
A palestra contou com a participação e dezenas de pessoas e foi realizada na Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED). “Apesar de coincidir com o dia do jogo do Brasil com a Bélgica na Copa do Mundo, houve presença maciça de contabilistas e empresários, com cerca de 120 participantes. Ficamos muito motivados com a organização e ampla divulgação do evento realizadas pela ACED e pelo Chefe da Agenfa de Dourados Everson Cordeiro”, declarou Ochigame.
De acordo com o gestor, a nota é realidade para 5.446 estabelecimentos comerciais nos 79 municípios do Mato Grosso do Sul. Para o fisco estadual a principal vantagem do sistema informatizado é a chegada da informação de consumo em tempo real na base de dados do fisco. Ao consumidor, as principais vantagens são a agilidade e a segurança na compra. Isso porque reduz filas de checkout através da distribuição de pontos de venda e oferece a possibilidade de verificação em tempo real da validade da compra realizada, pela leitura do QR Code.
A NFC-e permite ainda o envio do documento via e-mail, SMS e até mesmo pelas redes sociais, tudo em tempo real, admitindo a possibilidade de o consumidor efetuar o controle e o gerenciamento de suas notas pessoais.