Campo Grande (MS) – Quatro empresas se interessaram e apresentaram propostas para participar da PPP (Parceria Público-Privada) do esgotamento sanitário feito pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul). Quem vencer o certame será responsável pela prestação do serviço de esgoto em 68 municípios atendidos pela estatal no Estado.
As propostas foram recebidas das 10h às 14h na segunda-feira (19) na sede do Balcão B3, da Bolsa de Valores, em São Paulo (SP). Já o leilão deve acontecer na próxima sexta-feira (13), no mesmo local. O objetivo é que o esgoto no Estado seja universalizado.
Para isso, a empresa que vencer o certame vai ter 30 anos de contrato com previsão de investimento de pelo menos R$ 3,8 bilhões, podendo ir até R$ 4,5 bilhões, já somando a ampliação da estrutura, como a construção de estações, e a operação do serviço. O prazo de universalização do esgoto em Mato Grosso do Sul é de 10 anos.
O edital da licitação foi publicado em 15 de junho deste ano, já tendo sido apresentado para investidores inclusive pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Quatro empresas pediram informações sobre o edital, contudo, não há a confirmação ainda se foram elas as que confirmaram participação no leilão, nem os valores apresentados inicialmente.
As empresas que fizeram a consulta são a Conasa Infraestrutura, Fornort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, BRK Ambiental Participações e GCE S/A. Todas elas tem experiência em mercado, como pede o edital, sendo que a primeira citada fica em Londrina (PR).
Já a Fornort fica em Santos (SP), enquanto a GCE fica em Guará, cidade satélite do Distrito Federal, e a BRK é uma empresa que funciona como um braço especializado em saneamento básico da canadense Brookfield no Brasil.
Fonte: CAMPO GRANDE NEWS