Campo Grande (MS) – Pela segunda vez a Prefeitura Municipal de Campo Grande prorrogou o toque de recolher das 22h às 5h nas sete regiões da cidade. A medida que será publicada em decreto amanhã (17) foi anunciada pelo prefeito Marcos Trad (PSD) durante transmissão ao vivo pelo Facebook. Outras medidas como reabertura de shoppings e academias além do uso obrigatório de máscaras também foram anunciadas.
Segundo Marcos Trad, equipes da Guarda Metropolitana e Vigilância Sanitária continuarão nas ruas orientando as pessoas a voltarem para as residências e também no fechamento do comércio após o horário estabelecido. “A Justiça entendeu que era legal, constitucional e extremamente oportuno o toque de recolher, então será prorrogado até o dia 10 de maio”, disse.
A medida havia sido implantada por meio de decreto por 15 dias, prorrogado por mais 15. A nova prorrogação será por mais tempo, 20 dias. Os estabelecimentos que não respeitarem a ordem de fechamento poderão ter o alvará de funcionamento suspenso pela Semadur.
Segundo dados disponibilizados pela Guarda Metropolitana, de 21 de março à 12 de abril, a guarnição recebeu 3.184 denúncias de descumprimento do decreto. Ao todo, 1.245 pessoas foram orientadas sobre a Covid-19 e 2.187 pessoas foram abordadas durante o período e 8 pessoas presas no geral.
Em relação aos estabelecimentos comerciais, a Guarda divulgou que durante esses dias, 693 estabelecimentos foram fiscalizados, 17 notificados e 2 interditados.