Encontro Nacional reuniu Aposentados e Pensionistas do Fisco Estadual e Distrital

Publicado em: 24 ago 2016

Representantes do Fisco do Estado de Mato Grosso do Sul, participaram, de 28 a 30 de outubro, da VI edição do Encontro Nacional de Aposentados e Pensionistas do Fisco Estadual e Distrital – ENAPE. O encontro, que aconteceu em João Pessoa, Estado da Paraíba, teve como Tema Principal, a “PEC 555/2006, pelo fim da contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados e pensionistas”.

No primeiro dia do encontro, o Educador Financeiro e Auditor Fiscal do Tesouro Estadual de Pernambuco, José Admilson Fagundes de Oliveira e o Médico e Pesquisador, Luiz Augusto Vinholis palestraram sobre “Planejamento Financeiro e Qualidade de Vida”. Em sua exposição, o educador financeiro trata o dinheiro e o patrimônio como um meio para a qualidade de vida, dignidade e felicidade das famílias. Na sequência do painel, o médico e pesquisador Luiz Augusto Vinholis discorreu sobre a origem das doenças degenerativas, suas consequências e a importância de uma dieta saudável. “Por meio de uma nova alimentação poderemos curar enfermidades gravíssimas como mal de Parkinson e Alzheimer, arteriosclerose, envelhecimento precoce e hipertrofia de próstata, entre outras” disse.

Outro tema importante abordado no encontro foi “Preparando para a Aposentadoria”, no qual a Professora e Gerontóloga, Conceição Batista, falou sobre o Programa de Preparação para a Aposentaria, desenvolvido pela Secretaria de Fazenda do Estado de Pernambuco (Sefaz-PE), que proporciona aos servidores a oportunidade de refletir sobre as transformações inerentes ao processo de transição, além de favorecer a construção e o aprimoramento, de um projeto de vida.

 

VI Enape adere à campanha Outubro Rosa e Novembro Azul

Engajado nas campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul, o VI Encontro Nacional do Fisco Estadual e Distrital – ENAPE realizou, no dia 29 de outubro, um ato simbólico, em favor da conscientização de mulheres e homens, por meio de balões na cor rosa e azul. O movimento  celebra anualmente o compartilhamento de informações sobre o câncer de mama e o câncer de próstata. A ação teve como objetivo alertar sobre a importância do diagnóstico precoce.

O Presidente do SINDIFISCO-MS, Cloves Silva, que acompanhou a delegação do Estado, destacou a abordagem do tema principal do encontro, bem como a qualidade dos demais temas abordados nos painéis. “Falar sobre planejamento financeiro e qualidade de vida é sempre muito importante. Precisamos estar sempre atentos as ações que nos remetem sobre o cuidado com nossa saúde física e financeira”, disse, lembrando também das demais ações que aconteceram durante o encontro, tais como principais cuidados com a saúde, através do teste de diabete, pressão, colesterol, massagem, ginástica laboral, entre outros, bem como a solenidade de encerramento, que reuniu todos os participantes do evento.

O último dia de atividades foi marcado por painéis, que trouxeram à discussão a estrutura do sistema previdenciário brasileiro. Na oportunidade, o professor e Auditor da Receita Federal do Brasil, Delúbio Gomes Pereira da Silva, palestrou sobre “A situação atual de aposentados, aposentados pensionistas no Brasil. ” Em sua exposição, Delúbio abordou os aspectos dos regimes instituídos pela Constituição Federal e fez breve análise do alegado déficit previdenciário que, segundo o governo, chegará a 66,7 bilhões em 2015.  Delúbio destacou ainda a normatização da previdência dos servidores públicos brasileiros, como instrumento para se corrigir distorções. “Neste ano, o governo federal editou a Lei 13135/15 para acabar com os casos dos excessos nas pensões, a exemplo das viúvas de conveniência, disciplinando os percentuais a serem percebidos, de acordo com a idade delas”, concluiu. 

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook