O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul realizou, na tarde desta sexta-feira (1), a recontagem de votos que levou Paulo Duarte (PSB) de volta para a Assembleia Legislativa do Estado. Conduzida pelos magistrados do Tribunal, a sessão de recontagem culminou em ato oficial de diplomação de Duarte, agora deputado estadual.
A sessão foi conduzida pelo presidente do TRE-MS, Paschoal Carmello Leandro, que ressaltou a importância do ato para consolidar a condição jurídica dos candidatos. O magistrado disse, ainda, que a Corte foi informada sobre a decisão do TSE no último dia 26 de fevereiro, com o aval do Ministro Alexandre de Moraes para cumprimento imediato da anulação dos votos de legenda do PRTB, ao considerar que houve fraude nas candidaturas de mulheres pelo partido e descumprimento dos 30% obrigatórios de candidaturas femininas.
“Isso não aconteceu só em Mato Grosso do Sul, aconteceu no Brasil inteiro e é bom ressaltar que todos os partidos, inclusive do meu partido, tiveram gente cassada por conta disso”, expressou Paulo Duarte.
Ao final do ato oficial de diplomação, o deputado estadual Paulo Duarte agradeceu aos 16.663 eleitores que votaram nele e reforçou que irá “honrar os votos recebidos com muito trabalho”. Duarte lembrou, ainda que, nas duas instâncias em que a ação tramitou, o resultado pela anulação dos votos de legenda do PRTB foi unânime e ressaltou que o ocorrido “serve de alerta para todos os partidos, para que cumpram a imposição do percentual de candidaturas femininas, o que irá reforçar a participação das mulheres na política”.
Paulo Duarte retorna à Assembleia Legislativa e Mato Grosso do Sul (ALEMS) para o 4º mandato