Entrega do Imposto de Renda 2024 começa hoje; saiba quem recebe antes a restituição

Publicado em: 15 mar 2024

O primeiro lote será pago no dia 31 de maio e o quinto e último no dia 30 de setembro

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 começou às 8h desta sexta-feira, 15, e vai até 31 de maio. A opção pela declaração pré-preenchida ou por receber a restituição via Pix garantirá novamente prioridade no recebimento do valor devido, após as já previstas em lei.

O primeiro lote será pago no dia 31 de maio e o quinto e último lote no dia 30 de setembro. Entenda as regras do IR 2024 e ordem de prioridade no recebimento da restituição.

+ IR 2024: quem está isento e não precisa fazer a declaração

+ Imposto de Renda 2024: veja as novas regras e o que muda na declaração

Passo a passo

O programa da declaração está disponível para download no site da Receita Federal O contribuinte só precisa escolher a versão do sistema operacional o download. Ele está disponível para as plataformas Windows, MacOs, Linux e a versão Multiplataforma.

Após baixar o arquivo em seu computador, basta clicar na versão executável do programa (.exe), que vai estar na pasta de “Download” do seu computador e clicar em “instalar” quando o programa abrir.

Além de poder baixar o programa gerador da declaração (PGD), o contribuinte pode também fazer a declaração pela site da Receita Federal ou via smartphone ou tablet por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para celulares com sistema operacional Android (Google) e iOS (Apple).

Como fazer a pré-preenchida

Ao abrir o programa o contribuinte pode optar por fazer a declaração pré-preenchida, onde o sistema da Receita completa tudo que tem a seu respeito na base de dados dela. O recurso capta informações atualizadas de 2023, com base em dados enviados por empresas, bancos, INSS, planos de saúde, médicos, hospitais e imobiliárias.

Depois é só conferir ou preencher os campos com as informações recebidas nos Informes de Rendimentos do trabalho, INSS, e documentos informados por bancos e instituições financeiras nas fichas. Para preencher a declaração é preciso também ter em mãos documentos como título de eleitor, CPF de dependentes, alimentandos e do cônjuge, comprovante de endereço e ocupação, além da declaração de imposto do ano anterior.

Para ter acesso à declaração pré-preenchida, é necessário ter uma conta Gov.Br de nível ouro ou prata. Veja como criar a conta Gov.Br.

O Supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, José Carlos da Fonseca, alerta para a importância de o contribuinte conferir todos os dados de preenchimento da declaração antes do envio do documento.

“Mesmo que o contribuinte opte por utilizar a pré-preenchida, é de fundamental importância que ele faça a conferência das informações com o comprovante de rendimentos e outros documentos por ele guardados. As informações não recuperadas pela pré-preenchida devem ser complementadas pelo declarante”, orienta.

Ordem de prioridade na restituição

O primeiro lote será pago no dia 31 de maio e o quinto e último lote no dia 30 de setembro. Veja o calendário.

Confira a ordem de prioridade para o pagamento da restituição:

  • Contribuintes Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
  • Contribuintes Idosos com idade igual/superior a 60 anos, Deficientes e Portadores de Moléstia Grave;
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Contribuintes que utilizaram a pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por PIX;
  • Demais Contribuintes.

A expectativa da Receita Federal é de que sejam recebidas até 43 milhões de declarações do Imposto de Renda 2024. No ano passado, segundo o órgão, foram recebidas 41,1 milhões de declarações, enquanto em 2022 foram 36,6 milhões de contribuintes que realizaram a declaração.

A expectativa do governo entidade é de que neste ano sejam recebidas mais de 17,4 milhões de declarações na opção pré-preenchida.

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook