Vendas no varejo crescem 1,8% em relação a maio deste ano em MS

Publicado em: 14 jul 2022

Campo Grande (MS) – A Pesquisa Mensal de Comércio, de maio deste ano, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (13), apontou um crescimento de 1,8% sobre o volume de vendas do comércio varejista sul-mato-grossense. O aumento no setor foi maior do que o crescimento de abril, período com 0,5% de aumento.

Em relação ao ajuste sazonal,  referente a maio de 2021 e maio deste ano, o comércio varejista cresceu 7,9%, sétima alta consecutiva. Ao longo deste ano, o comércio varejista acumula crescimento de 6,5%. 

Nos últimos doze meses corridos, o resultado foi de um acréscimo de 5,1%. 

Com o levantamento ampliado, o comércio varejista (que inclui veículos, motos, peças e materiais de construção), registrou queda de 0,9% referente a abril e avançou 4,9% em relação a maio do ano anterior. O acumulado de 2022 é de um crescimento de 6,8%. Nos últimos 12 meses, o acréscimo é de 8,2%.

Nacional

De acordo com o IBGE,  em maio de 2022, seis de oito atividades avançaram na série com ajuste sazonal. Conforme o levantamento, a variação foi de 0,1% no volume de vendas do varejo.

  • Livros, jornais, revistas e papelaria (5,5%)
  • Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (3,6%)
  • Tecidos, vestuário e calçados (3,5%)
  • Combustíveis e lubrificantes (2,1%)
  • Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,0%)
  • Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,0%)

Por outro lado, entre abril e maio, houve queda em dois dos oito grupos pesquisados. Artigos de uso pessoal e doméstico (-2,2%),  e móveis e eletrodomésticos (-3,0%), registraram queda. 

Em relação ao comércio varejista ampliado, o setor de veículos e motos, partes e peças variou -0,2%, enquanto o setor de material de construção teve queda de 1,1% na passagem de abril para maio deste ano. 

No período, 18 unidades da federação registraram crescimento.  Conforme a pesquisa, o comércio varejista variou 0,1% no período. 

Minas Gerais (3,6%), Rio Grande do Sul (3,1%) e Roraima (3,1%) registraram os maiores crescimentos do período. As reduções mais significativas, de acordo com a pesquisa, foram em Rondônia (-2,8%), Rio Grande do Norte (-2,3%) e Tocantins (-2,1%). 

Para a mesma comparação, no comércio varejista ampliado, a variação entre abril e maio de 2022 foi de 0,2% com resultados positivos em 15 das 27 Unidades da Federação, com destaques  para Tocantins (3,6%), Rio Grande do Sul (3,5%) e Sergipe (2,5%). 

Negativamente, os maiores registros foram dos estados do Ceará (-5,3%), Amazonas (-3,1%) e Rio Grande do Norte (-3,0%).

Anual

Em relação ao comparativo anual, as vendas caíram em dez das 27 unidades federativas. Em relação a maio, o comércio varejista  variou -0,2% com destaques para  Amapá (-10,6%), Bahia (-7,4%) e Pernambuco (-7,0%). Positivamente, os maiores crescimentos foram de Roraima (11,0%), Alagoas (9,7%) e Mato Grosso do Sul (7,9%).

Fonte: Correio do Estado

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook