ALERTA: Comunicado aos filiados do Sindifisco-MS

Publicado em: 31 mar 2022

Campo Grande (MS) – A Diretoria do Sindifisco-MS vem, por meio deste comunicado, alertar todos os seus filiados sobre as fraudes bancárias que estão ocorrendo com colegas Auditores Fiscais, desde o mês de fevereiro deste ano.

Ainda que já seja de conhecimento público, bem como da grande maioria dos nossos filiados, não nos custa relatar que, no mês de fevereiro deste ano, 03 (três) Auditores Fiscais da Receita Estadual tiveram os seus salários creditados em contas bancárias fraudadas. O modus operandi dos criminosos consiste em abril falsas contas bancárias em nome das vítimas (no caso, os Auditores Fiscais), normalmente em um banco digital, e posteriormente solicitar a portabilidade do salário, concretizando o furto.

Diante desses fatos, essa Diretoria tomou algumas providências, no intuito de evitar novas ocorrências, ou pelo menos mitigar a possibilidade desse crime acontecer em uma escala muito maior. Tivemos diversas reuniões para discutir quais as ações possíveis para atingir o nosso intuito. Dentre elas, com o nosso departamento jurídico, com a assessoria do Secretário de Fazenda, com o Superintendente do Banco do Brasil, Sr. Gustavo Arruda, bem como com o Secretário de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Delegado Antônio Carlos Videira.

Dentre os compromissos assumidos, ressaltamos que o Superintendente do Banco do Brasil, mediante requerimento nosso, através de ofício, se comprometeu a passar uma orientação a todos os gerentes de contas, para que, em caso de pedido de portabilidade do salário, o banco faça um contato pessoal com o titular da respectiva conta, a fim de confirmar que não se trata de fraude, e que o pedido efetivamente partiu do servidor. Assumiu ainda o compromisso de que, mesmo com essa ação preventiva, ainda ocorra a concretização de outras fraudes, o Banco do Brasil, assim que apresentado o boletim de ocorrência do fato, promova de imediato a devolução aos clientes do valor subtraído, evitando assim maiores prejuízos às vítimas.

Registramos ainda que durante o mês de março corrente, vários colegas Auditores Fiscais constataram contas bancárias fraudadas abertas em seus nomes, bem como foram contactados pelos gerentes de suas contas, relatando a existência de pedidos de portabilidade salarial (efetuados por terceiros criminosos), fatos estes que possibilitaram agir preventivamente para frustrar a concretização dos furtos.

Estamos com o agendamento do pagamento do salário referente ao mês de março/2022 para amanhã (01/04). Portanto, hoje, dia 31/03/2022, cada filiado pode tomar duas pequenas e rápidas providências, para evitar que seja a próxima vítima, quais sejam:

1) Entrar em contato com o gerente de sua conta, onde recebe o seu salário, informando que não solicitou a portabilidade deste, e que, portanto, se houver no sistema bancário este pedido, trata-se de uma fraude.
2) Fazer uma consulta no sistema do Banco Central, para verificar todos os vínculos bancários existentes em seu nome e CPF. Essa consulta pode ser realizada através do link: https://registrato.bcb.gov.br/registrato/login/ . Constatada a existência de alguma conta aberta e não reconhecida em seu nome (principalmente aberta recentemente), o filiado deve, imediatamente, fazer um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil local e entrar em contato com o banco para informar a fraude, solicitando o imediato cancelamento desse vínculo.

Por fim, orientamos aos filiados que, ainda que tomadas todas essas providências, ocorra o furto de seu salário por fraude bancária, que registre a ocorrência na Polícia Civil, e apresente o Boletim de Ocorrência na agência de sua conta, para que o banco efetue a devolução dos valores subtraídos.

Qualquer ocorrência deve ser repassada ao Sindifisco-MS, para ser reportada às autoridades que tem se comprometido conosco a investigar esses casos.

A Diretoria do Sindifisco-MS, juntamente com o seu departamento jurídico está a disposição para orientar, auxiliar e prestar assistência em quaisquer desses casos.

Na expectativa de dias melhores e certos de ter ajudado, desejamos um ótimo mês de abril a todos, com nossas sempre saudações sindicais.

Atenciosamente.

Campo Grande (MS), 31 de março de 2022.

CLOVES SILVA – Presidente do Sindifisco-MS

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook