Entenda a taxação dos prêmios dos medalhistas; parlamentares pedem isenção do IR

Publicado em: 12 ago 2024

O deputado federal Luiz Lima (PL-RJ) e o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) apresentaram na Câmara e no Senado, respectivamente, projetos de lei que pedem a isenção de Imposto de Renda dos valores recebidos pelos atletas medalhistas nas Olimpíadas. O Comitê Olímpico do Brasil (COB), entidade máxima do esporte, paga uma premiação em dinheiro aos medalhistas olímpicos como forma de incentivo, os valores variam de R$ 350 mil a R$ 140 mil no individual, respectivamente ouro e bronze. 

“Esta proposta visa reconhecer o valor simbólico e prático das conquistas olímpicas para o Brasil e incentivar a prática esportiva no país. Ao premiar nossos atletas sem o ônus tributário, estamos enviando uma mensagem clara de valorização do esporte e de apoio aos nossos representantes olímpicos”, escreveu Luiz Lima, que representou o Brasil na natação nas Olimpíadas de 1996 e 2000, em Atlanta e Sydney.

O deputado ainda argumenta que a isenção proposta tem um “impacto financeiro relativamente pequeno” para os cofres públicos, devido à  frequência em que acontecem os Jogos Olímpicos, a cada quatro anos. Luiz Lima também aponta que os valores pagos não são significativos ao orçamento nacional e que a premiação representa uma “ajuda financeira crucial” aos atletas medalhistas.

Fonte: Congresso em Foco

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook