Pandemia é melhor momento para discutir reforma tributária

Publicado em: 09 dez 2020

Assessora especial do Ministério da Economia, Vanessa Canado lembra que os grandes temas para os próximos meses no campo tributário são a tributação do consumo e a desoneração da folha

 

Campo Grande (MS) – Assessora especial do Ministério da Economia, Vanessa Canado defende que, ao contrário do que se acredita, o período da pandemia do novo coronavírus é melhor momento para se discutir reforma tributária.

A assessora lembra que os grandes temas para os próximos meses no campo tributário são a tributação do consumo e a desoneração da folha. A desoneração de folha, diz ela, é importante por dar incentivos à formalização do emprego e à qualificação da mão de obra, mas impõe o desafio que é a fonte alternativa de arrecadação. Como a desoneração, diz, está “além do que podemos trabalhar hoje”, a tributação do consumo é a principal base na qual precisamos avança e se está avançando.

As declarações foram dadas hoje em evento virtual promovido pela XP Investimentos sobre as perspectivas para 2021.

Para Canado, a discussão do alto nível de endividamento do país em razão das medidas necessárias contra a pandemia está ligada ao debate da questão tributária. A reforma é motivadora do crescimento econômico, defende, não só por questões de produtividade, mas também porque uma reforma da tributação sobre consumo que considere simplicidade e se mantenha forte em arrecadação, promove abertura econômica, e aumento da competitividade.

“A saída desse grande endividamento passa por desenvolvimento econômico”, diz ela e o caminho, complementa, é pelo aumento de produtividade abertura, pela abertura econômica e pela melhora da competitividade que podem ser propiciadas pela reforma tributária.

 

Fonte: Valor Investe

 

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook